Livro: O físico

Há um tempinho  li um livro fantástico e preciso recomendá-lo por aqui:


Esse livro é uma viagem através do tempo e espaço!
A história narra a trajetória de Rob J., um jovem órfão pobre aprendiz de barbeiro-cirurgião, em busca de seu sonho: ser um médico.
Vamos junto com Rob J. da Inglaterra do século XI ao maravilhoso mundo oriental Persa ( o livro fica apaixonante quando chegamos ao oriente com Rob # saudade # ), onde estava acontecendo importantes descobertas da medicina e onde estava o famoso médico Ibn Sina. 
Amei sair de povoados católicos e mergulhar em costumes e  cultura de muçulmanos e judeus da Pérsia. 
Um livro cheio de detalhes envolventes que faz valer cada página virada :)

******************
Sinopse

O drama turbulento e, por vezes, divertido, de um homem dotado do poder quase místico de curar, que tem a obsessão de vencer a morte e a doença, é aqui contado desde o obscurantismo e a brutalidade do século XI na Inglaterra ao esplendor e sensualidade da Pérsia, detalhando a idade de ouro da civilização árabe e judaica.
A história começa quando Rob Cole, órfão, aprendiz de um barbeiro-cirurgião na Inglaterra, toma conhecimento da existência de uma escola extraordinária na Pérsia, onde um famoso médico leciona. Decidido a ir a seu encontro, descobre que o único problema estava no fato de que cristãos não tinham acesso às universidades muçulmanas durante as Cruzadas. A solução era Rob assumir a identidade de um judeu, ao mesmo tempo em que se envolvia com uma avalanche de fatos verdadeiramente impressionantes. ´Mais que uma recriação histórica magistral, aqui está também a história fantástica de uma vocação para a medicina. O romance de Noah Gordon recria o século XI de maneira tão eloquente que o leitor é levado em suas centenas de páginas por uma onda gigantesca de autenticidade e imaginação´, como se referiu o Publishers Weekly a 'O Físico', de Noah Gordon, autor festejado como um dos maiores nomes do mundo literário norte-americano e presente em todas as listas dos livros mais vendidos.

Observações relevantes:


1- Basta uma consulta rápida a um bom dicionário de português como o Grande Dicionário Houaiss da língua portuguesa, para confirmarmos que o substantivo “físico” não designa apenas o cientista que se dedica ao estudo e à pesquisa dos fenômenos físicos.
Físico
substantivo masculino ( sXIII)
1. hist. med médico da corte, na Idade Média
2. p. ext. hist. med ant. qualquer médico

2- Assisti ao filme que estreou esse ano, mas não gostei. Falhas graves na adaptação.
3- Esse livro entrou para o grupo: Meus livros favoritos
Beijosss





5 comentários:

msgteresa participou com o comentário número:

Cíntia,querida, sempre tive a maior curiosidade de ler este livro, e já tive com ele nas mãos para comprá-lo por várias vezes...Mas sempre desistia...(Rs...) Neste ano, também quase assisti ao filme...Pena que realmente o filme não faça valer a força dessa grande estória! Agora que você postou sobre ele por aqui, fiquei até mais curiosa ainda, e quem sabe,finalmente, me animo à viajar nesta interessante leitura? Muito obrigada por compartilhar a tua sugestão e certamente vou colocá-lo na minha lista de livros para o próximo ano,pois a lista deste ano continua ainda muito atrasada...(Rs...)
Beijo grande no teu coração de flor!!!
Teresa

Pitadasdilu participou com o comentário número:

Oi Cíntia ! Que dica bem interessante de livro, vai pra minha lista com certeza ! Que pena que muitos filmes adaptados de livros deixem tanto a desejar.
Desejo a ti e tua família um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de muitas bênçãos.
Bjos, Lú.

Simplesmente Doroteia participou com o comentário número:

Visitar seu blog já é um costume , gosto de ler suas postagens, o que escreveu sobre esse livro e a forma como o fez deu para perceber que é mesmo ótimo . Bom ano de 2015. bj

António Je. Batalha participou com o comentário número:

Estou a tentar visitar todos os seguidores do Peregrino E Servo, e verifiquei que eu estava a seguir sem foto, por motivo de uma acção do google, tive de voltar a seguir, com outra foto. Aproveito para deixar um fraterno abraço.
António Jesus Batalha.