Sempre gostei muito de ervas medicinais e culinárias, sempre as achei sedutoras e mágicas.Algumas me transportam à infância, como a Melissa e a hortelã :) minha mãe sempre nos fazia chazinho de uma ou de outra nas noites frias.
Eu sempre gostei, mas nunca tive conhecimentos suficientes para usar a imensa diversidade que a natureza nos oferece. Sempre fazia os mesmos chás e usava nas receitas apenas o manjericão e orégano, e mesmo assim a erva já seca comprada em mercados. Resolvi ler mais sobre elas e fui conhecendo o gigante mundo aromático das ervas.
Comprei e indico para quem gosta os livros:
( Os dois livros são da PUBLIFOLHA e os comprei na Saraiva.com )
Eles ensinam os nomes corretos, como cultivá-las, qual erva combina melhor com aquela
sua receita, com determinado tipo de carne
como fazer certinho os chás, a diferença entre infusão e cocção
Como fazer a secagem, obter tinturas e óleos
E eles têm várias receitas de chás, cremes, batidas,sucos, sabonetes, xaropes e até ensinam como
fazer talcos!
E como se não bastasse, eles têm imagens lindas :)
É difícil parar de ler, são livros bonitos e didáticos!
Ahhh, meu jardim de ervas está crescendo e logo logo estarei mostrando ele pra vcs.
Beijossssssssssssssss
11 comentários:
Oi boa noite, mais um jardim !!! olha você tem feito muita coisa, aff que horas descansa!! beijo.
Ha Cintia então somos duas,adoroooo estes livros,tenho alguns,mas com minha mudança de cidade,eles estão em uma caixa lacrada em um quartinho aqui no predio(para os condominos).
Seu jardim e simplesmente lindo,muito Zen,gostoso de olhar e da vontade de sentar ai pertinho e ficar,uma delicia.
Quanto aos passarinhos eu amo,ja tive
muitos,tirei da gaiola e deixava livres na sacada(claro que com uma tela bem fininha),na outra cidade que morei,eu alimentava vários na janela do meu quarto,lá eu morava no quarto-andar então eles viam em bando...amavamos,mas aqui em BHZ moramos no setimo andar,então so beija-flores...rs.
Bjs
Deusa
vasinhos coloridos
Oi Cíntia!
Que maravilha! Acho super interessante aprender a usar as ervas. Minha mãe era adepta do uso de ervas para um monte de coisas não só para a culinária. Mas confesso que lembro bem pouco.
Esse seu livro é lindo e parece ser bem didático.
Beijos, Renata
palpitandoemtudo
Oi Cíntia, eu também tenho um certo fascínio pela culinária e ervas, eu também acho muito magico pegar alimentos simples e transformar em coisas saborosas e incrementadas, assim como chazinhos que melhoram a nossa saúde! da uma sensação gostosa de mexer com as ervas e parece que fazemos magica quando as acrescentamos nas nossas receitinhas do dia a dia! :)
ps: acho que esse anis é real?! Tenho muiiiita vontade de provar chá e ver de perto esse anis estrelado, nunca achei pra vender!!!
Oi Cíntia! Eu comprei o "Ervas culinárias", está para chegar e vendo essas fotos já estou doidinha que chegue.
O ervas medicinais também parece bem interessante.
Bjos, Lú.
Oi,Cíntia!
Adorei conhecer estes livros,minha amiga! Parecem mesmo muito lindos e super interessantes! Mas sabe que eu tenho aqui em casa uma "mestra" neste ramo das ervas, que é a minha sogra? Ela conhece muitas delas,pois foi criada na área rural e aprendeu a usar as ervas medicinais para ajudar a manter a saúde da família...Até hoje ela ama ler esses livros de ervas, e ela ainda jura que parte do que sabe vem da sua "herança índia"...(Rs...)Acho que ela vai adorar se eu der um livro desses pra ela...(Rs...)
Beijos doces pra ti,amiga e obrigada por comparilhar estes livros tão lindos conosco!
Teresa
Aqui em casa fazemos tudo de olho, na tradição. Vou comprar, com certeza! Bjs.
tambem adoro livros assim, beijos!
Aqui sou bruxa da familia...na maioria das vezes sei de alguma erva ou chá/emplasto ou comida que faz bem para determinado tipo de tratamento (não todos) então a galera da familia sempre me liga para perguntar, coisas do tipo:
Estou me sentindo assim...será que tem algo que eu posso usar???
Claro que a "Doutoura Adelaide no exercicio ilegal da medicina e do curanderismo", dá sua receita seguida de um...e vá ao médico.
Imagina se compro um livro destes...vou ter que contratar alguem para controlar a fila de pessoas aqui em casa...kkk
Brincadeira, adorei...meu sonho é ter um microfundio (contrario de latifundio) e produzir ervas aromáticas, medicinais e temperos (se não der lucro transformo numa plantação de erva ilicita) para retorno do investimento...kkkk Idéia idiota - você sabe que nem consigo conviver com as minhocas imagine produzindo em larga escala, teria que trabalhar muito e conviver com o lado vivo da natureza...vou deixar esse sonho de lado..rsrs
Muita Luz e Paz
Abraços
Cíntia,
Eu acho isso bem legal, é como se fosse uma alquimista, misturando ervas, fazendo porções, descobrindo coisas novas. E a natureza tem muito para oferecer.
Grandes beijos
Postar um comentário