Chimichurri

Olá, gente♥
Nas postagens anteriores, falei sobre ervas aromáticas e hoje vou falar mais um "cadinho" desse assunto.Resolvi fazer esse post para responder à pergunta que a Patty e a Renata fizeram:
O que é CHIMICHURRI?
Trata-se de uma mistura harmônica de ervas aromáticas frescas ou desidratadas.Você pode fazer um molho com essas ervas usando azeite e vinagre( ótimo para churrascos) ou simplesmente usá-las como tempero em suas receitas.
Nessa mistura há: alho, salsa, orégano,alho-poró, cebolinha,cebola, tomilho, pimentão e páprica; Há variações, vc pode comprar com ou sem pimenta, com ou sem páprica, com alho frito ou desidratado, aí depende do lugar onde vc comprar. Eu prefiro ter a mistura desidratada, pois pra mim é bem mais prático, mas nada impede de vc fazer a sua com ervas frescas. Deu pra ver que elas são bem picadinhas, bem pequeninas, eu não teria muita paciência não, prefiro comprar rsrsr. Gente, o cheiro é divino!Eu gosto muito de usar em carnes, refogados, sopas e para finalizar uma pizza :)
Vc pode também deixar curtir em azeite e usar em saladas e torradas e também pode fazer uma manteiga temperada. Super versátil esse tempero, não acharam?

Quanto ao nome, segundo pesquisas aqui pela net, tem sua origem etimológica na palavra basca " tximitxurri", que significa mistura. Tempero de origem argentina, largamente utilizado nos países da América do Sul.
                                                        ********************************
Reaproveito quase todos os vidros na cozinha, esse aí que guardo o chimichurri era um vidro de geleia.
Agora estou gostando das garrafinhas de leite de coco para acondicionar condimentos, já tenho umas 10 recicladas.


E é isso pessoas queridas :)
Deixo meus beijinhos com essa foto que tirei em uma bela tarde de sábado
- beija-flor se deliciando na flor do mulungu -



8 comentários:

Cibele Leite participou com o comentário número:

Apareceu a margarida! saudades, vc sabe que eu te adoro né?

Gostei mesmo foi das garrafinhas, uma fofura.

Beijokas

Adelaide Araçai participou com o comentário número:

Cintia, adoro essas tuas fotos de passaros, eu nunca consigo....tenho uma delicadeza de elefante, quando me aproximo...os coitadinhos fogem em panico...rsrs

Parabéns pela delicadesa e capricho em suas reutilizações, eu até reutilizo, mas as etiquetas...são péssimas...rsrs

Abraços

msgteresa participou com o comentário número:

Oi,Cíntia!
Menina, esse "chimichurri" é tempero pra ninguém botar defeito,hein? Sabe que eu já tinha ouvido falar nele antes,mas nunca realmente experimentamos? Eu sempre ficava na dúvida se era bom mesmo.. E fica bem até em pizza? Que legal saber,Cíntia! Claro que vou querer experimentar agora!Obrigada pela tua deliciosa sugestão,amiga...Adorei a tua explicação!
E este beija-flor tão lindinho que tira suspiros da gente? Sempre os acho verdadeiras jóias da natureza! Foto belíssima,Cíntia! Parabéns,pois sei o quanto é difícil a gente conseguir captar uma bela imagem desses delicados passarinhos!
Beijinhos doces pra ti!!!
Teresa

Dani Carneiro participou com o comentário número:

Eu uso chumichurri já faz um tempão....e realmente é um dos melhores...temperar carne com ele...Demais...Bjs no coração...Blog nota dez.....

patty participou com o comentário número:

Os meus livros de ervas já chegaram, te falei? Estou encantada com eles. Encomendei uma porção de sementes. Nunca tinha ouvido falar nesse chimu aí, nunca vou aprender esse nome:)
Adorei os vidrinhos reciclados!
Bjs.

janne falcão participou com o comentário número:

Adoro esse temperinho , e suas fotos estão a cada dia mis lindas , menina prendada bjo amiga

Mayara participou com o comentário número:

O Cíntia, eu amo chimichurri. Comprei de curiosa no mercado, o desidratado mesmo e nunca mais fico sem! Adoro usar para temperar especialmente filé de frango, finalmente achei uma coisa que os deixa menos sem graça rsrsr Bom feriado!